O WordPress é uma plataforma de gestão de conteúdos (CMS) que permite que tenha autonomia sobre o conteúdo evolução da sua presença online, editando, alterando ou removendo conteúdos com extrema facilidade e de forma flexível. É tão simples como criar páginas, posts, inserir imagens ou vídeos, tudo de forma intuitiva e organizada.

Enquanto plataforma, o WordPress tem um “backend” – um painél de controlo onde é possível ajustar as mais diversas funcionalidades, bem como, um “frontend” – que é toda a parte estética e gráfica que é visível a todos os visitantes e clientes.

 

O que é um Tema do WordPress?

É através de Temas (Estilos Gráficos que podem ser instalados individualmente), que toda a face do WordPress pode ser mudada, transformando-o em websites completamente diferentes entre si, podendo ser alteradas as cores, os tipos e tamanhos de letra, a estrutura (layout) das páginas, os menus, as tabelas e um infindável número de possibilidades. Usando uma analogia, a plataforma WordPress é o nosso corpo, enquanto que o Tema ou Estilo é a nossa roupa que vestimos.

A plataforma WordPress é gratuita. Contudo, os Temas podem ser gratuitos ou pagos (Premium). Os Temas gratuitos podem ser uma boa opção para websites simples ou blogs, contudo, carecem de características técnicas e expansibilidade para projetos e negócios de maior envergadura.

Os Temas pagos (Premium) são mais robustos, flexíveis e incluem suporte e constantes atualizações, de modo a que a compatibilidade com a plataforma WordPress esteja assegurada e o website esteja livre de problemas técnicos (bugs).

 

Classificação dos Temas WordPress

Os Temas WordPress podem ter diversas classificações, mas distinguem-se essencialmente em: categorias (por exemplo, Temas específicos para negócios, fotografia, portofólios, blogs) e natureza do Tema (gratuito, comercial ou personalizado).

Os Temas gratuitos são óbvios, podem ser utilizados da forma como entender e estão abertos e acessíveis ao público.

Os Temas comerciais carecem da aquisição de uma licença que permitirá o seu uso e instalação num ou mais domínios de Internet.

Os Temas personalizados são temas que não estão acessíveis como os anteriores, mas sim, são construídos de acordo com as instruções do cliente e, normalmente, são criados por agências de design especializadas ou freelancers.

 

Que tipo de Tema WordPress deve usar?

Esta questão não é de fácil resposta nem tão pouco é possível dar conselhos seguros, sem analisar a situação de cada cliente em particular.

No entanto, de uma forma geral, esta decisão deve estar diretamente relacionada com os objetivos que pretende para o seu website. Pretende apenas algo simples como um website ou blog pessoal? Talvez um Tema gratuito em wordpress.org seja suficiente.

Contudo, se o seu objetivo é implementar um negócio ou atividade que necessite de um pouco mais de personalização e desenvolvimento, talvez a melhor opção será investir num Tema comercial e obterá também o necessário suporte e manutenção indispensáveis a um projeto dessa natureza.